6 Ladrões de Produtividade que te impedem de bater seus Resultados

Você sente que suas horas passarem e sua produtividade indo embora?

Depois de horas de trabalho não consegue entender o porque não conseguiu produzir tanto quando gostaria?

Talvez você esteja deixando sua produtividade ir embora!

Confira abaixo 6 Ladrões de Produtividade, distrações e descuidos que realmente roubam sua produtividade sem que você perceba.

1º Ladrão de Produtividade: Não saber o que fazer

Não ter em mente quais tarefas devem ser realizadas acontece com a maioria das pessoas, e quando chegam ao local de Trabalho ficam “ciscando” entre uma tarefa e outra. 

As tarefas nunca irão acabar, caso você não se organize, as tarefas do seu dia a dia podem se tornar uma “bola de neve”.

Quando definimos com antecedência o que deve ser feito somos muito mais produtivos. Por isso, organize seu dia com antecedência.

Dica: Pega um papel e uma caneta e defina as suas 5 tarefas prioritárias para amanhã. Pode ser para o trabalho, para algum projeto, atividades de casa, etc.

2º Ladrão de Produtividade: Notificações de Celular

ladrões de produtividade

Segundo o Neurocientista francês Jean Philippe Lachaux quando estamos em uma atividade que exige atenção, precisamos perder o foco para mudar para outra tarefa que exige atenção.

Em outras palavras, nós somos Monotarefa, produzimos melhor se estivermos focados em 1 única atividade.

Por isso, um dos grandes ladrões de produtividade são as notificações de celular, pois ficam a todo instante tirando sua atenção da atividade que você está realizando.

Imagine que você está focado estudando e chega a notificação do seu jogo preferido, e você logo vai ver.  Aí já era, lá se vão minutos de foco convertidos em procrastinação.

Dica: Desative as notificações do celular enquanto estiver precisando de foco. Se possível mantenha o celular longe enquanto estiver trabalhando/estudando.

3º Ladrão de Produtividade: Interrupções

Uma das coisas que mais geram perca de foco e bloqueios criativos é ser interrompido.

Mantenha-se concentrado em suas atividades enquanto estiver trabalhando, caso seja possível, cole um post-it indicando que você não possa ser interrompido.

Deixe claro para seus familiares que você não pode ser interrompido caso você esteja trabalhando em casa.

Dica: um dos melhores aliados da produtividade é a Comunicação, se você não comunicar para as pessoas próximas, que você está focado ou possui prioridades no momento, provavelmente irão te interromper.

4º Ladrão de Produtividade: Ser muito prestativo

Não há problema algum em ajudar outras pessoas, no entanto enquanto estamos focados em uma tarefa o ideal é fazermos a nossa parte.

Imagina que você está no trabalho, e ao invés de fazer o seu trabalho você fica apenas ajudando seus companheiros.

Provavelmente no final do dia você vai estar cansado e lá vai estar a sua pilha de serviços acumulados.

O mesmo vale para quem trabalha em Home Office, deixe claro para as outras pessoas de sua casa que você está Trabalhando, caso contrário estarão sempre te pedindo favores.

Dica: aprenda a dizer NÃO. Talvez você seja do tipo de pessoa que acredita que dizer “NÃO” é maldade, mas na verdade isso é uma forma de você deixar o próximo fazer a parte dele enquanto você faz a sua. Ambos saem ganhando.

5º Ladrão de Produtividade: Redes Sociais, E-mail e Internet

ladrões de produtividade

Esse tópico é um pouco parecido com as notificações de celular mas precisa ser tratado de forma separada pois pode te roubar muito mais tempo, pelo simples fato de talvez haver uma coisa chamada “justificativa”.

Isso mesmo, talvez você tenha uma boa justificativa para navegar na internet, ou verificar as redes sociais e e-mail, talvez faça parte de suas atividade no trabalho, mesmo assim é preciso tomar cuidado, basta algumas distrações e lá vai todo seu foco embora.

Dica: reserve um momento ideal para verificar e responder as redes sociais, e-mail e WhatsApp.

6º Ladrão de Produtividade: Procrastinação

Procrastinar, com certeza é um dos maiores Ladrões de Produtividade.

Todos nós procrastinamos em algum momento, o problema é quando a procrastinação se torna um hábito.

Você simplesmente acaba se alienando a outras coisas, e com isso troca o foco no que é importante para sua vida, por recompensas a curto prazo.

Livre-se disso ou vai roubar horas e horas de sua vida! Lembre-se, tempo não é dinheiro, tempo é vida !

Dica: Elimine o Depois. Ou faça Agora, ou Delegue, ou coloque Data pra fazer. Deixar para “Depois” na maior parte das vezes é abrir mão de fazer coisas importantes. Uma boa forma de fazer isso é utilizando a Matriz de Eisehower.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *