Se você está buscando uma forma de criar Metas da maneira certa e atingir os seus resultados, confira o artigo até o final e saiba como criar sua Meta SMART!
Em outras palavras, através desse artigo você irá aprender a criar conhecidas como Metas Neurologicamente corretas, metas específicas e que apontam em direção ao Alvo que você deseja alcançar.
O que é uma Meta SMART?
A Meta SMART é uma ferramentas de definição clara e objetiva de metas que te ajuda a maximizar as chances de alcançar os resultados desejados.
O termo SMART vem do acrônimo das palavras:
- S de Specific ( específico);
- M de Measurable ( mensurável);
- A de Attainable ( atingível);
- R de Relevant ( relevante);
- T de Time based (Tempo).
Através da Metodologia SMART você consegue definir Metas de forma mais assertivas, e a sua importância deve ao fato de geralmente criarmos metas vagas e pouco objetivas, como:
- Esse ano eu vou emagrecer;
- Esse semestre eu vou vender mais;
- No ano que vem eu vou passar no vestibular.
O problemas de criar metas como estas é que elas são totalmente vagas, e não deixam clareza alguma da forma que serão atingidas ou quando esses objetivos serão alcançados.
Em outas palavras, traçar metas sem utilizar o método SMART irá te deixar sem nenhuma direção de como atingi-las. Por outro lado, ao utilizar a Meta SMART você pode deixar suas metas assim:
- Emagrecer saudavelmente 10Kg em 2021 através de exercícios e dietas;
- Aumentar o faturamento da empresa em 20% durante o primeiro semestre de 2021;
- Passar no Vestibular de Administração na Faculdade X no ano de 2022.
Claro que estes são exemplos simples de como Aplicar o SMART, ao longo do artigo você verá como criar as suas próprias Metas Smart, seja para sua vida empresarial ou pessoal.
E ao final do artigo você também terá acesso a uma Planilha e Mapa Mental para de ajudar a criar suas metas em passo a passo.
Meta SMART Ajuda na Produtividade?
Se você trabalha sozinho ou em equipe, provavelmente você possui metas ou pelo menos deveria ter, no entanto possuir metas vagas e pouco específicas como “Vender mais”, podem ser algo problemático, pois o objetivo desejado não é claro.
Além disso, simplesmente “Vender Mais” não garante o sucesso da empresa, existem outros fatores que podem ser determinantes. Por isso, o ideal é que essa Meta seja construída de forma que seja eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e claro, que tenha um Tempo para ser realizada, ou seja, uma meta SMART.
Tendo uma META clara, objetiva e que te leve exatamente a um ponto específico, você ou seu time de colaboradores conseguem ter mais foco e assertividade no que precisa se feito para atingir os resultados, e sabendo também o tempo em que esse resultado precisa ser atingido.
Sem dúvidas criando uma Meta SMART você conseguirá ser mais produtivo e terá melhores resultados, podendo avaliar e se desenvolver até mesmo quando não conseguir realizar aquilo que foi desejado.
Como Criar uma Meta SMART?
Como dito anteriormente, a Meta SMART vem da junção das palavras:
- S de Specific ( específico);
- M de Measurable ( mensurável);
- A de Attainable ( atingível);
- R de Relevant ( relevante);
- T de Time based (Tempo).
E para transformar seus objetivos em metas claras e com maior eficiência, você precisa seguir cada um dos 5 passos, deixando sua meta com maior clareza possível de forma que te possibilite criar um Plano de Ação prático para alcançar esse objetivo.
Logo abaixo você irá aprender um pouco mais sobre cada um dos 5 passos para criar sua meta SMART.
S: Specific, ou específica
Sua meta deve ser mais específica possível. Esqueça metas como “Aumentar as Vendas” ou “Passar no Concurso”, isso é vago e sem objetivo.
Algumas perguntas que você pode se fazer para deixar essas metas mais específicas são:
- Em quanto você quer aumentar as vendas?
- Qual produto ou serviço você pretende aumentar as vendas?
- Quanto você pretende vender para o mesmo cliente?
Se fazendo questionamentos como estes, você consegue sair do genérico “Aumentas as Vendas” e ter um objetivo mais específico como “Aumentar as Vendas de Sapatos em 10%”.
Algumas outras perguntas que você pode responder para deixar sua meta mais específica são:
- Qual resultado você espera alcançar com essa meta?
- Quem será responsável por cumprir o objetivo?
- De que forma a meta será alcançada?
- Onde a meta será realizada?
M: Measurable, ou mensurável
Para que você caminhe em direção ao seu objetivo, seja um pessoal ou o crescimento do seu negócio, é preciso que suas metas sejam mensuráveis.
Em outras palavras, é necessário que você possua um indicador tangível que te auxilie e que te mostre, se possível, em dados que servirão como medidor do progresso da empresa.
As perguntas para te ajudar a chegar em uma em uma meta mensurável são simples:
- Qual é o resultado que você espera com essa meta?
- Como será medido esse resultado?
- Quem será responsável por mensurar os resultados?
E lembrando que estes questionamentos podem ser feitos mesmo se você estiver aplicando o SMART em sua vida pessoal.
No âmbito empresarial acredito que não seja nem necessário citar a importância de ter objetivos mensuráveis como por exemplo os KPI’s.
No entanto, quando se trata de vida pessoal não costumamos utilizar nenhum tipo de indicador, e muitas vezes o objetivo é algo comum como perder peso e a pessoa simplesmente não sabe nem quanto está pesando.
Além disso, para os mais otimistas, ter indicadores tangíveis podem ser ótimos para identificar e comemorar pequenas vitórias.
A: Attainable, ou atingível
Este é o momento e deixar a sua meta atingível. E oq eu isso quer dizer? É simples! não basta traçar grandes metas, ela precisa ser coerente e atingíveis.
A questão aqui não sobre “pensar pequeno”, mas sim ser realista e racional com o seu momento atual e verificar se você dispões dos recursos necessários para atingir o seu objetivo, ou se atingir esse objetivo não irá prejudicar sua vida pessoal ou o seu negócio.
Algumas perguntas que você precisa responder são:
- É possível alcançar essa meta sem comprometer a sua vida e a sua família?
- Essa meta irá comprometer a situação financeira da empresa no longo prazo?
- Você dispões dos recursos e habilidades necessárias (Dinheiro, conhecimento, tempo, colaboradores) para alcançar essa meta ?
- Existe alguém que já conseguiu alcançar estes resultados anteriormente?
Caso o que você estava definindo como meta não for algo atingível no momento, o que você pode fazer é:
- Definir uma nova meta mais coerente;
- Procurar ajuda de terceiros para te auxiliarem;
- Definir uma nova data para alcançar esse objetivo.
A questão aqui não é desistir do que você deseja alcançar, mas reavaliar a situação atual e definir de forma coerente e atingível os objetivos.
R: Relevant, ou relevante
Agora é o momento de você identificar se essa meta é relevante ou não, e identificar o por que ela é relevante.
E pra saber se essa meta é relevante ou não, você pode se fazer algumas perguntas simples, como:
- Como isso vai impactar positivamente ou negativamente ?
- Isso realmente é importante agora?
- Quais os benefícios eu tenho ao alcançar essa meta?
Caso você identifique que essa meta NÃO é Relevante, busque uma forma de tornar essa Meta mais relevante, mas se você identificar que realmente essa meta não faz sentido, talvez o ideal seja você traçar novos planos.
T: Time based, ou temporal
Ao chegar nessa etapa, se você concluiu cada um dos passos da criação da Meta Smart, possivelmente você já tem uma Meta bem definida, mas ainda falta uma das etapas mais importantes, definir o tempo.
Ter uma meta bem definida em suas mãos já é um grande passo, no entanto não definir quando esse objetivo deve ser alcançado pode ser o grande motivo de não conseguir realizar as suas metas.
Quando você define o TEMPO para alcançar um objetivo você consegue construir um plano de ação que te leve com objetividade a alcançar o objetivo.
Suponhamos que você decidiu aumentar as Vendas da sua empresa, e definiu isso de forma específica, mensurável, atingível e relevante.
Decidiu qual produto irá vender mais, qual o aumento percentual deseja alcançar, quantos novos clientes precisa ter, e até mesmo consegue visualizar você e sua equipe atingindo e comemorando os resultados.
No entanto, se você não definiu quando pretende alcançar esses resultados tudo isso será mas difícil. Talvez você alcance com 2 anos algo que poderia alcançar com 6 meses caso tivesse estabelecido o tempo. Ou na pior das hipóteses, nunca conseguir alcançar ou alcançar tarde demais.
Por isso, é muito importante definir QUANDO você irá alcançar esse objetivo.
Se o que você deseja é definir uma meta SMART pessoal, a pergunta que você precisa fazer para definir o Tempo de sua Meta SMART é muito simples:
- Quando eu preciso/consigo alcançar essa meta?
Mas caso você seja empresário, ou tenha outras pessoas envolvidas com a sua meta, consulte sua equipe e colaboradores para ouvir de cada um qual o tempo necessário, e definir assim um TEMPO viável para você e para as pessoas envolvidas.
Não menospreze essa etapa, definir bem o Tempo para sua meta pode ser um dos pontos principais uma meta eficaz.
E claro, se durante a trajetória você avaliar que não é possível alcançar no tempo desejado reavalie seus objetivos e determine um novo tempo, não como forma de Procrastinação, mas de forma realista com o seu desempenho e possíveis mudança de planejamento.
Meta SMART: Exemplos Pessoais e Empresariais
Logo abaixo deixarei alguns exemplos Metas SMART pessoais e Empresarias, além disso não se esqueça de baixar a sua planilha para você criar e preencher com as sua meta SMART.
Exemplos de Metas SMART pessoais
1. Emagrecer saudavelmente 10Kg em 12 meses.
- Específico: estabelecido o total de quilos que deseja emagrecer.
- Mensurável: Facilmente mensurável através de uma balança.
- Atingível: é possível ser atingido através de boa alimentação e exercícios físicos.
- Relevante: do meu ponto de vista é relevante para saúde e auto estima.
- Tempo: foi estabelecido para alcançar o objetivo.
2. Passar no vestibular de Administração no ao de 2021.
- Específico: foi estabelecido em qual o vestibular a pessoa deseja passar.
- Mensurável: o estudante pode mensurar seu desempenho através de simulados.
- Atingível: o objetivo é atingível e não compromete negativamente.
- Relevante: é relevante pois o estudante deseja estudar Administração.
- Tempo: foi estabelecido o ano do vestibular, mas se possível pode ser interessante identificar também o mês em que a prova vai ser realizada e quando será o resultado.
3. Ler toda a Bíblia em 2021.
- Específico: foi estabelecido que será lida toda a bíblia.
- Mensurável: é possível utilizar um plano de estudo/leitura da bíblia para um ano, para saber se está lendo o suficiente.
- Atingível: o objetivo é atingível e não há nada que impeça de realizar.
- Relevante: é relevante para a espiritualidade e qualidade de vida de quem prática.
- Tempo: foi estabelecido o ano para terminar a leitura.
Exemplo de Metas SMART empresariais
1. Aumentar as vendas de relógios em 20% no primeiro semestre de 2021.
- Específico: foi estabelecido especificamente qual produto deve vender mais e em quanto deve ser o aumento das vendas.
- Mensurável: é mensurável através de um acompanhamento do número de vendas dos relógios.
- Atingível: é realizável e não compromete a empresa.
- Relevante: é relevante pois foi identificado que os relógios possuíam alta margem de lucro mas não estavam sendo tão vendidos quanto poderia.
- Tempo: foi estabelecido o primeiro semestre de 2021 para alcançar o objetivo.
2. Aumentar o número de visualizações no Youtube em 30% durante os próximos 3 meses.
- Específico: foi estabelecido qual “métrica” deseja aumentar e em qual porcentagem.
- Mensurável: é mensurável através das estatísticas do Youtube.
- Atingível: é realizável desde que se trabalhe para que essa meta seja alcançada.
- Relevante: é relevante para a estratégia de Marketing Digital do negócio.
- Tempo: foi estabelecido o período de 3 meses para a conclusão da meta.
INFOGRÁFICO – SMART
Conclusão
Como foi possível entender através do artigo, a metodologia de criação de Metas SMART é uma ótima forma de você criar metas de maneira mais inteligente e de forma mais clara, objetiva, e específica.
Através da criação de metas SMART é possível que sua equipe tenha uma direção maior do objetivo que sua empresa deseja alcançar, além de contribuir positivamente para a produtividade sua e do seu time de colaboradores.
Espero que tenha gostado do artigo, caso queira deixe seu comentário logo abaixo ou compartilhe o artigo com seus amigos.
Gratidão!